Arquivo

  • 2016 (1)
  • 2015 (4)
  • 2014 (8)
  • 2013 (12)
  • 2012 (22)
  • 2011 (35)
  • 2010 (10)
  • 2009 (1)

Prontos a começar…

Estas ultimas semanas têm sido uma azáfama com os preparativos para começarmos a produzir, estamos a tentar ver se ainda aproveitamos o final do verão para começar as sementeiras (as que ainda forem a tempo é claro).

O ponto fundamental para arrancarmos em força era termos a estufa pronta, e já está pronta. Temos uma estufa bem à maneira, é alta e espaçosa, bem pelo menos para nós é. Agora já temos um espaço fechado e controlado que dá para começarmos a germinar as sementes que já recebemos.

Estamos prestes a atingir um marco importante nesta nossa aventura, de agora em diante entramos noutro nivel, vamos continuar com limpezas e arranjos, mas agora o mais importante vai ser a produção, toda a nossa dedicação e concentração vai para as novas plantas que estão para nascer. É porque na prática estamos literalmente a plantar o nosso futuro…

10 comments to Prontos a começar…

  • Francisca

    Bom dia!

    Encontrei-vos, precisamente, por estar à procura de informação sobre pessoas que começaram o seu projeto na agricultura, pois sou uma recem eng agronoma e o meu projeto de vida, foca-se em criar o meu próprio negócio em agricultura. Sei que não será fácil, mas estou disposta a arriscar :) Tal como vocês, vou começar do zero. Obrigada pelo vosso testemunho, foi muito benéfico ter noção de realidades semelhantes à que quero construir a médio prazo!
    Um bem-haja e muito sucesso! :)

    • telmo

      Boa tarde Francisca, infelizmente o nosso projeto está a chegar ao fim, mas nos próximos dias vamos falar um pouco do que nos aconteceu. Esperamos que pelo menos tenhas mais noções sobre as dificuldades. Muito sucesso e boa sorte!

  • Deolinda

    Olá achei este vosso blogue por acaso durante as minhas longas pesquisas na web. Andava à procura de informações sobre estufas agrícolas, onde comprar e preços pois eu também comecei este ano a produzir para o mercado local, aqui na região de Aveiro.

    Por agora é algo muito limitado, é só uma cabeça a pensar mas que me tem trazido muita esperança no futuro. Agora penso que tenho de apostar também em produção no inverno com estufa, mas tenho orçamento limitado. Será que me podem indicar um valor aproximado de uma estufa de tamanho médio? Já pedi orçamentos por email e ninguém responde! Ainda dizem que há crise!

    Gostei muito do vosso blogue, tem muitas informações pertinentes e se calhar podemos trocar conhecimentos, pois também tenho um blogue ” riachodajoaninha.blogspot.com”, onde posto as minhas experiências, positivas e negativas.

    Sorte para o vosso projecto e ainda bem que há nova gente a apostar de novo na agricultura em Portugal.

    • filipa

      Olá Deolinda, e obrigada pelas tuas palavras! Ficamos contentes por haver cada vez mais gente a meter mãos à terra e sem medo do trabalho.

      A nossa estufa não a comprámos em segunda mão porque não tínhamos conhecimentos nem equipamentos para a montar na nossa horta e por outro lado imaginámos que o preço do transporte seria alto, e podia acontecer que não fosse exatamente o que queríamos. Por isso considerámos preferível pedir para nos fazerem uma de raíz. Acabámos por nos decidir por um fabricante local, que não fazia propriamente estufas, mas fazia estruturas com o formato da nossa estufa para guardar fardos de palha. É uma pequena empresa familiar local de metalomecânica e por isso não será viável para ir a Aveiro, mas a questão é que por vezes à empresas perto de nós, que não sendo a sua ocupação principal, podem ajudar-nos com os nossos projectos – talvez haja uma alternativa aí perto? Outros orçamentos que pedimos foram à Estufas Minho (com um orçamento bastante razoável, com entrega e montagem incluída).

      A nossa tem 270m2 (9mx30m) e o metro quadrado, com plástico, materiais para as fundações e montagem inclúida (IVA incluido também), ficou nos 19€.

      Boa sorte para o teu projecto também!

  • carla

    Gosto muito do vosso espaço.
    Gostaria que me dessem algumas dicas… já vi alguma informação mas não sei qual a melhor.. compraram a estrutura de ferro e montaram, ou compraram numa empresa e vieram eles montar a estufa no terreno?
    Ainda não sei como depois fazer… se me pudessem dar umas dicas, agradecia.
    Carla
    carlasfantunes@gmail.com

    • telmo

      Boa tarde Carla,

      Antes de mais peço desculpa pela resposta tardia, mas não nos demos conta que tínhamos aqui um comentário “preso” para moderar.

      Obrigado por nos visitares e temos todo o gosto em dar dicas ;)

      A nossa estufa foi comprada em duas partes, a estrutura metálica foi encomendada a uma oficina que faz estruturas em metal, aqui perto de nós, que trataram da preparação do terreno e da montagem. O plástico foi comprado à parte, mas depois a empresa que montou a estrutura colocou-o no sitio.

      Também temos conhecimento de quem tenha comprado a estufa em segunda mão, sai mais barato mas é muito trabalhoso.

      A ideia com que ficámos é que isto das estufas é complicado, por isso o melhor mesmo é capaz de ser encomendar a estufa com a montagem incluída.

      Se tiver mais dúvidas esteja à vontade para perguntar.

  • Sabem de algum local aqui na zona de Lisboa e arredores que aluguem uma motoroçadora por um fim-de-semana (com material de protecção, claro)?

    • telmo

      a única com a qual já tivemos algum contacto foi a EQP, penso que têm serviços por todo o país.
      na altura queríamos alugar um corta-sebes, mas depois mudámos de ideias, e preferimos o tractor com destroçador.
      de qualquer modo aqui fica o site deles.
      http://www.eqp.pt/

  • João

    Ola

    Antes de mais parabéns pela iniciativa e boa sorte para esta fase inicial!
    Também eu gostava de iniciar algo semelhante ao que estão a fazer. Será que me podem dar o vosso endereço de mail para trocarmos umas impressões? Se sim obrigado!
    Um abraço
    João Saraiva

    • telmo

      obrigado, por vir ao blog e pelo voto de de boa sorte.

      espero que ande para a frente com a iniciativa, e é claro que termos todo o gosto de trocar ideias, afinal criamos este blog para isso mesmo.

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>