Fotos e Histórias

Arquivo

  • 2016 (1)
  • 2015 (4)
  • 2014 (8)
  • 2013 (12)
  • 2012 (22)
  • 2011 (35)
  • 2010 (10)
  • 2009 (1)

plásticos

DSC_0314

Plástico é o que nos tem dado trabalho de sobra para já no nosso meio hectare de terra. Há sete anos abandonado, este terreno teve em tempos duas estufas que ocupavam a maior parte dos 0,5Ha que vamos utilizar e que produziam… rosas. Aliás, as roseiras ainda lá estão, mais bravias que nunca mas ainda a florir o que vai dando ao terreno todas as semanas uns apontamentos de cor e muitos arranhões a quem lá anda. Infelizmente não é só com espinhos que temos de lidar neste momento. Apesar da estrutura elevada e visível das estufas já não se encontrar lá, foram deixados para trás metros e metros de plástico de cobertura das estufas, calhas onde encaixava o plástico, extensões imensas de tubos de rega e blocos de brita e cimento por todo o lado – que pensamos que serviriam para segurar os plásticos no local e fortalecer as fundações da estrutura. Tudo isto está há sete anos sobre o solo (e agora sobretudo sob o solo e uma camada espessa de erva e raízes) e não é fácil arrancá-los à terra porque anos de exposição aos elementos tornaram o plástico quebradiço e os tubos quase invisíveis.

Ainda estamos a tentar descobrir a solução para conseguirmos limpar o terreno destes verdadeiros detritos sem deixar um rasto de milhões de pedaços minúsculos misturados na terra e ao mesmo tempo conseguirmos aproveitar toda a matéria orgânica que agora a cobre. Para já vamos arrancando tudo o que vemos ou sentimos debaixo dos pés com cuidado, mas sabemos que não vamos conseguir dar conta de todos os pedaços lá deixados.

Fica uma mensagem para os agricultores que abandonem as suas estufas e o seu negócio: não deixem lixo para os que vêm a seguir. A ideia é deixar o solo melhor do que se encontrou. No nosso caso, é o que pretendemos fazer.

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>