Fotos e Histórias

Arquivo

  • 2016 (1)
  • 2015 (4)
  • 2014 (8)
  • 2013 (12)
  • 2012 (22)
  • 2011 (35)
  • 2010 (10)
  • 2009 (1)

Outono na horta e pausa para o inverno

outono_2013-2_peq

Até para fazer uma pausa é preciso preparar a horta. Este ano a nossa época ativa foi curta mas o verão foi bom – apesar do começo tardio depois das chuvas que se prolongaram até abril lá conseguimos voltar ao mercado e colher o que de melhor a horta nos deu. Soube a pouco! Este ano decidimos parar voluntariamente no inverno e vamos regressar para o ano, se o inverno for ameno e assim o permitir, com sementeiras de primavera-verão logo a partir de fevereiro. Até lá temos muito que planear, muitas contas a fazer, alguns investimentos para melhorar a rentabilidade do nosso pequeno pedaço de terra.

Mas antes de parar estamos a preparar a horta. A estufa está finalmente arranjada e esperamos que aguente os ventos habituais dos meses que aí vêm. Retirámos a rede que estava a vedar algumas zonas por causa dos coelhos, retirámos a rega para não desaparecer no meio das ervas e para deixar o solo pronto para quando o trator puder entrar na horta; apanharam-se as abóboras todas, o Benjamim foi guardado dentro da estufa. Falta apanhar duas linhas de batata doce e arranjar e transplantar os morangueiros que entretanto já se reproduziram. Se não chover entretanto, o trator ainda vai triturar restos de culturas e ervas que ficarão a decompor sobre o solo.

Ainda é possível encontrar alguns vegetais a espreitar por entre as ervas, alguns tomates resistentes nas plantas já velhas, alguma acelga e espinafres que gostaram das últimas chuvadas que cairam ainda há dias, mas tirando o que vamos trazendo para casa podemos dizer que estamos fechados para… descanso.

outono_2013-6_peqoutono_2013-11_peqoutono_2013-13_peq

2 comments to Outono na horta e pausa para o inverno

  • Pedro Almeida

    Vivam, está muito bom este site! Obrigado pelas fotos sobre as lagartas da couve! Tendo de lidar com esse problema na minha horta. Mas quero dar o salto para uns 5 hectares e procuro terra com água. Bem hajam,

    • telmo

      Obrigado, e boa sorte com a procura de terra, para nós também foi a parte mais difícil para começar. Encontrar um terreno com as condições certas não é fácil, esperamos que consiga rapidamente.

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>