Fotos e Histórias

Arquivo

  • 2016 (1)
  • 2015 (4)
  • 2014 (8)
  • 2013 (12)
  • 2012 (22)
  • 2011 (35)
  • 2010 (10)
  • 2009 (1)

Desafios

Quase um ano passado desde que entrámos em actividade, não podemos ainda dizer que somos agricultores e muito menos especialistas. Mas se deitar sementes à terra, vê-las crescer para se tornarem plantas saudáveis, colhê-las e vendê-las não é ser agricultor, pelo menos já é alguma coisa. Temos aprendido imenso, e a maior aprendizagem sem dúvida que não está nos livros, está na prática. Desde que agarrámos este desafio já fomos contabilistas, canalizadores, electricistas, designers, vendedores, conversadores profissionais com os nossos clientes, biólogos, entomologistas, realizadores de filmes, fotógrafos.

As pragas estão a voltar à medida que o tempo aquece: áltica, borboletas das couves, bago de arroz… coelhos! mas estamos a observar também vários auxiliares como larvas de joaninhas, aves insectívoras, opiliões, dípteros. As flores das couves e dos trevos e luzernas estão a atrair centenas de abelhas, abelhões e bombos, e acreditamos que a nossa horta está a tornar-se uma verdadeira horta biológica e a começar a gerir-se com um pouco da nossa ajuda. As ervas – apesar de benéficas para a adubação verde como as luzernas – cobrem todos os cantos que não estão a ser utilizados e parecem estar prestes a engolir a nossa produção se não as controlarmos.

Mas actualmente o nosso maior desafio está a ser conseguir manter uma produção contínua de vários produtos. Ainda existem muitos aspectos importantes que não estamos a conseguir prever, mas esperamos que seja algo que vem com a experiência e afinal ainda não completámos um ano agrícola e só apanhámos a campanha de outono inverno.

Os diferentes tempos de produção que as culturas têm, nas diferentes alturas do ano (no inverno desenvolve-se tudo tão lentamente!), e os diferentes ritmos de procura por parte dos nossos clientes, provocam-nos indisponibilidade de alguns produtos, que depois não conseguimos repor com a agilidade que gostaríamos.

Bem, estamos sempre a aprender e a tentar superar os desafios, e já começámos a fazer sementeiras regulares de vários produtos, e pelo menos com os espinafres achamos que já acertamos com o ritmo ;)

4 comments to Desafios

  • Joana

    Ola!
    Podem dizer-me o nome dessa lagarta cinzenta com pintas laranja? E se é boa para a horta?
    Também a encontrei pela minha horta mas não sei se será uma amiga ou uma intrusa.

    Bem haja

  • PFurtado

    Bom dia!
    Sou de Portalegre e tenho acompanhado o vosso projeto e apras-me dizer…Muitos parabens!
    Quase todos vou ver o vosso blog e fico deliciado com a vossa garra, com a vossa vontade!
    Mais uma vez muito obrigado e continuem com o mesmo entusiasmo!
    PF

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>