Fotos e Histórias

Arquivo

  • 2016 (1)
  • 2015 (4)
  • 2014 (8)
  • 2013 (12)
  • 2012 (22)
  • 2011 (35)
  • 2010 (10)
  • 2009 (1)

apoios para os tomateiros

IMG_20140325_145202

A nossa busca por suportes de culturas continua. Como pudemos experimentar no ano passado, maus suportes têm um impacto muito significativo na produtividade de certas culturas, já para não falar que dificultam em muito o momento da colheita. Temos tido problemas com pepinos, com tomateiros e ervilhas, tudo culturas que gostam de trepar, e cujos suportes que temos feito não têm aguentado o peso das próprias culturas que deviam suportar.

Esta época optámos por um “upgrade” na estufa, e fixámos na própria estrutura os apoios de onde vão cair guias para que os tomateiros trepem e fiquem perfeitamente na vertical. No exterior vamos fazer algo do género, mas que seja amovível, para podermos desmontar no final da época, e montar novamente para o ano num local diferente.

7 comments to apoios para os tomateiros

  • Marta

    Eu uso arame de construção enterrados no solo, a circunferência dos mesmos depende do que se quer sustentar. É um investimento grande inicial, mas que tem uma vida útil prolongada e tb é ecologicamente sustentável.

  • florido

    exmos senhores, andava eu aqui a pesquisar sobre coisas da horta e vai que deparei com o vosso site. Gostei bastante e chamou me bastante a atenção, ja dei uma vista olhos no geral, sei que ja tiveram grandes dificuldades e que tudo isto da muito trabalho. Eu tenho o curso de engenharia civil e como a construção esta pelas horas da morte, entao vai de me virar para a agricultura, que terrenos é o que nao me falta graças aos meus avós que sempreviveram da lavoura nos tempos dificeis deles, mas enfim.
    Bem mas falando da vossa estufa e observando que tem dimensoes consideraveis, e observando o comentario do sr antónio, uma vez que a estufa tem caracter definitivo, acho que os perfis de aluminio, tipo pilar, de 3 em tres metros com pelo menos 2, 5 metros de altura em linha acho que seria o ideal, para as culturas tipo trepadeiras, assim sempre tinham o local definitivo para esse tipo de culturas, sendo que seria so fazer a alternancia das culturas nas alturas certas.
    É apenas um desabafo sem bem que de agricultura percebo pouco(sou mesmo um pré iniciante), mas apos as pesquisas que fiz e com o conhecimento que tenho da engenharia, é um investimento para o futuro, mesmo que queiram tirar os perfis, podem sempre faze-lo fazem uma caixa no chão(tipo negativo) onde o perfil vai encaixar, caso seja necessario, tiram, colocam a tampa no negativo e fazem as outras culturas.

    espero ter ajudado, um abraço

    Florido

    • telmo

      Obrigado por mais uma sugestão, parece um bom compromisso entre uma estrutura resistente e ao mesmo tempo móvel.

    • António Palma

      Bom dia,
      Então qual foi a solução de arame ou fio para segurar os tomateiros?
      Já agora pedia-vos o contacto do Florido para trocar opiniões com ele, ou que ele me contacte para o toze_palma@hotmail.com
      Eu também sou licenciado em engenharia… mas mecânica e “agricultor” nas horas vagas.

      cumprimentos

    • telmo

      A solução que estamos a tentar é uma espécie de estendal preso na estufa, de onde caem fios para os tomateiros poderem trepar. Depois quando estiver a funcionar apresentamos um pouco melhor.

  • António Palma

    E que tal apostarem em um ou outro perfil de alumínio no início de cada linha e eventualmente mais um alternado no meio?
    Ainda não o pus em prática, mas o alumínio não oxida (muito durável), pode ter um perfil pequeno que mesmo assim tem resistência suficiente e basta enterrar talvez 30 a 40 cm para que não ceda ao peso. Além disso é facilmente trabalhável (furado e cortado).
    Depois dê feedback de como fez e se aproveitou alguma ideia.
    cumprimentos

    • telmo

      Os perfis de alumínio não são má ideia, mas no nosso caso o que falhou foram os arames que metemos ao longo dos barrotes. Este ano optámos por uma estrutura mais versátil presa à estufa, vamos ver como se comporta.

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>