Fotos e Histórias

Arquivo

  • 2016 (1)
  • 2015 (4)
  • 2014 (8)
  • 2013 (12)
  • 2012 (22)
  • 2011 (35)
  • 2010 (10)
  • 2009 (1)

A horta está de volta…

DSC_0625

… e aparentemente as lesmas também. Este fim de semana fizemos as sementeiras e os caixotes este ano terão espinafres, beterrabas, aipo, e regressam os rabanetes, as cenouras, o tomate e o manjericão. Voltámos a semear camomila e espero este ano conseguir transplantá-la com sucesso. Em casa, em garrafões, pusemos a camomila, o tomate, o manjericão e o aipo. Directamente nos caixotes colocámos os rabanetes, a beterraba e as cenouras. Mais uma vez tentámos ter em conta as associações de culturas: as beterrabas gostam de ser colocadas perto de aipo ou de cebola ou de alfaces; a cenoura foi colocada junto a cebola (que ainda resiste do ano passado, mas de que só usamos a rama para tempero) e dos rabanetes. Para prevenir a mosca da cenoura deve semear-se junto delas coentros, mas não encontrámos as sementes e por isso ficará para o próximo fim-de-semana. As sementes de espinafre (da Nova Zelândia) foram mergulhadas em água durante 24 horas antes de serem colocadas na terra, e cobertas com ervas secas para proteger o solo e conservar a humidade e o calor. Também plantámos hortelã arrancada com raíz, e que é uma planta que se adapta com bastante facilidade.

Desta vez vamos aplicar-nos mais na monda e no desbaste para que as plantas tenham mais espaço entre elas para crescerem. Os tomateiros só irão para a terra daqui a cerca de um mês. Neste momento temos muito mais sementes e variedades em mãos do que espaço para as plantar a todas. Para já ficaram de fora os nabos, os pimentos, a courgette, a salva (que não medrou no ano passado), as malaguetas, a salsa (apenas porque ainda está viçosa e a produzir), a chicória. Num mês já deveremos ter rabanetes, e nessa altura daremos mais notícias da horta.

2 comments to A horta está de volta…

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>